PNQV 2019 – A decisão estratégica de reposicionamento do programa de Qualidade de Vida da empresa

Rosangela Andrade - 21/05/2019

Para quem ainda não teve o seu “programa de promoção à saúde” inscrito no PNQV® (Prêmio Nacional de Qualidade de Vida), trata-se de uma grande oportunidade para que as organizações possam adquirir tanto uma nova visão do trabalho que já realizam como também um direcionamento mais efetivo para novos projetos.

O PNQV® incentiva o compromisso das empresas buscarem, cada vez mais, o desenvolvimento e a efetivação de ações consistentes, incentivadoras da qualidade de vida e do bem-estar no ambiente de trabalho. Possui suas bases nos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptados aos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida e à gestão dessas atividades, bem como ao Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No cenário atual percebemos as organizações adotando uma postura mais competitiva diante dos desafios locais, nacionais, globais, tecnológicos, econômicos e sociais, buscando uma forma mais adequada para sua sobrevivência e longevidade frente ao mercado.

Diante deste contexto, o planejamento estratégico nas organizações assume grande importância, pois este proporciona não só maior flexibilidade de ajuda às empresas como também antecipa a responder às constantes mudanças.

O reposicionamento estratégico dos “Programas de Qualidade de Vida” é fundamental para o engajamento da organização seja qual for o seu segmento de atuação. De acordo com um estudo publicado sobre a temática, um número crescente de empresas no mundo está repensando seus programas de recompensas e desenvolvimento de funcionários, buscando ações que propiciem maior bem-estar. Por trás disto estão casos de sobrecarga (física e emocional), busca das pessoas por mais qualidade de vida e flexibilidade de trabalho (principalmente por parte dos millennials).

Priorizando os fatores de proteção contra as DCNT

Saúde mental: cuidado permanente

Saúde: não existe almoço grátis

Programação de Cursos do 18ª Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Agenda inclui o tema ‘Estratégias educacionais para apoio emocional às vítimas de desastres ambientais’. O curso ‘Programa de assistência ao Empregado’ será ministrado pela presidente da EAPA dos Estados Unidos, Libby Timmons.

Epidemias: o que fazer?

Sexualidade e Estruturas Familiares nos Tempos Atuais

Preservação da Vida no Trânsito

Drogas: Qual é o melhor Caminho?

Novas Tecnologias Facilitadoras do Controle das DCNT e Estilos de Vida

ODS 2030 - A Dimensão Ambiental

Vídeo 4

ODS 2030 - A Dimensão Social

Vídeo 5

A Importância da Informação. O Futuro Agora!

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

A Importância do Cuidado com a Maternidade e a Criança

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

ODS 2030 - As Dimensões Institucional e Econômica

Vídeo 3

Qual o Papel do Setor Produtivo na Implantação da Agenda 2030?

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

ODS 2030 - Como os temas se agrupam subdivididos e a preservação da integralidade

Vídeo 2

ODS 2030 - O que são ODS e sua relação com saúde e qualidade de vida

Vídeo 1

Tema central ODS 2030

Agenda 2030 - ONU: "Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.