Programação de Cursos do 18ª Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Rosangela Andrade - 15/05/2019

São Paulo (SP).  O Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, promovido pela ABQV, reúne anualmente profissionais que atuam tanto na área pública e como na iniciativa privada, pesquisadores e grandes especialistas no tema. Este ano, o evento chega a sua 18ª edição e está marcado para acontecer de 23 a 25 de junho, no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, na Capital Paulista.


Com o tema ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, a programação do Congresso é composta por cursos, palestras e workshops, que promovem um intercâmbio de conhecimento entre os participantes como diretores, gerentes, gestores de pessoas, líderes, consultores e coordenadores das áreas de qualidade de vida, saúde e recursos humanos.

A comissão organizadora do evento incluiu assuntos que estão em evidência para auxiliar a capacitação e reciclagem de todos os profissionais que atuam com a qualidade de vida nas empresas. Um dos destaques é curso ‘Desastre ambiental - estratégias para mitigar os impactos sócios emocionais’. O conteúdo abrangerá estratégias educacionais para apoio emocional às vítimas de desastres ambientais.  

Libby Timmons, presidente da Employee Assistance Professional Association (EAPA), dos Estados Unidos, ministrará o curso ‘EAP – Programa de Assistência ao Empregado: fundamentos, oportunidades de atuação hoje e caminhos futuros. As experiências internacional e nacional’. O treinamento destaca as transformações intensas da sociedade, o tempo de atendimento e os registros adequados a serem feitos, além do engajamento internacional sobre a temática.

As inscrições online para cursos da 18ªedição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do Congresso congresso.abqv.org.br/Confira a programação: 

 

23/05 | Escolas de pensamento em gestão da qualidade de vida no trabalho: fundamentos e protocolo

- Gestão e evolução da gestão da qualidade de vida nas empresas;

- Fundamentos e perspectivas da GQVT nas políticas de gestão de pessoas;

- A tipologia das escolas de pensamento: bases práticas e conceituais;

- O protocolo de análise das escolas de pensamento em GQVT;

- Indicadores e diagnósticos com bases locais e internacionais;

- Aplicações, inovações e limitações.

 

23/05 | Bases para Gestão de Programas de Qualidade de Vida

- Bases e Justificativas para implementação;

- Prioridades estratégicas;

- Modelos conceituais;

- Etapas para a implementação;

- Integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

- Estudo de caso.

 

23/05 | EAP – Programa de Assistência ao Empregado: fundamentos, oportunidades de atuação hoje e caminhos futuros. As experiências internacional e nacional. 

O conteúdo abordará o que se caracteriza como caso, a evolução e o tempo de atendimento e os registros adequados a serem feitos, os graus de confidencialidade e ética exigidos e os interlocutores do EAP na organização. Palestrante: Libby Timmons, presidente da EAPA, EUA.

 

23/05 | Gestão Avançada de Programas de Saúde e Bem-estar

- Custos x investimentos em saúde;

- Cultura e ambiente de suporte;

- Áreas impactadas pelo programa;

- A avaliação dos programas (estrutura, processo e resultados);

- Integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

- FAP, E-social.

 

23/05 | Desastre ambiental- estratégias para mitigar os impactos sócios emocionais.

- Diagnóstico inferencial dos impactos sócios emocionais dos desastres ambientais: emocionais, financeiros, sociais, psicológicos, comportamentais, familiares; 

- Contribuições da psicologia positiva para aumentar a resiliência das pessoas afetadas pelos desastres ambientais;

- Assistência à família, por meio de ações educacionais: planejamento de Vida e do uso do tempo; afeto e limite nas relações familiares; orçamento pessoal e familiar; resiliência e estratégias de coping; empreendedorismo;

- Alternativas para a avaliação dos resultados do programa.

 

23/05 | Avaliação e indicadores em programas de qualidade de vida.

- Avaliação de estrutura, processo e desfechos;

- Fontes de informação;

- Modelos conceituais;

- CDC Health Scorecard - exercícios práticos e aplicados para o Brasil.

 

Serviço: 

18ª Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Realização: ABQV

Data: 23 a 25 de junho de 2019

Local: Sírio-Libânes Ensino e Pesquisa (Rua Professor Cutait, 69 - Bela Vista – São Paulo/SP).

Horário: das 9h às 17h

Inscrições: (11) 5081-7028 ou (11) 5081-4246

Site oficial: congresso.abqv.org.br/

E-mail: congresso@abqv.org.br; abqv@fernandapresteseventos.com.br

 

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. 

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). abqv.org.br

Mais informações à Imprensa: 

Contato: Rosangela Andrade 

E-mail: imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com 

Cel.: (11) 9.9914-6556 

Site: assessoriandrade.com/