Sexualidade e Estruturas Familiares nos Tempos Atuais

Rosangela Andrade - 08/05/2019

Num mundo ideal, todos os pais dariam treinamento e orientação coerente e amorosa aos filhos. Eles conversariam com os filhos, leriam para eles, os compreenderiam e tomariam refeições juntos. Mas sabemos que a realidade, sobretudo de hoje, não é bem assim. Vivemos em uma sociedade com ritmo de vida cada vez mais acelerado. 

É de conhecimento geral que a família moderna enfrenta vários desafios, principalmente no que se refere à educação dos filhos. Há muitas mulheres que necessitam criar seus filhos sem contar com a presença e ajuda do pai, ou até mesmo o próprio pai assume a função de educar as crianças.

Um assunto que é considerado tabu nas conversas entre pais e filhos é a sexualidade.  No entanto, devido à disponibilidade da tecnologia, propagandas, filmes e programas de TV, a não ser que vivam em completo isolamento, as crianças e os adolescentes começam a ouvir falar de sexo bem cedo. Sem dúvida, a geração atual tem muitas vantagens. Mas ela também enfrenta desafios sem precedentes. 

Conversar com os filhos sobre sexo e os modos de viver atualmente, sem dúvida, podem ser uma das tarefas mais constrangedoras que existem. Mas o esforço vale a pena, pois faz parte do desenvolvimento. De acordo com os especialistas, a criança ou o jovem se sente mais seguro quando sabe onde buscar ajuda e esclarecer suas dúvidas. 

A educação sexual é um assunto muito amplo. Tanto a família como a escola e a sociedade precisa estar envolvida neste processo. As estatísticas mostram esta necessidade devido ao grande número de adolescentes grávidas e crianças que sofrem abuso sexual por parte de adultos.

Na 18º Edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida o tema será discutido com foco na inclusão, educação e formas de família nos tempos atuais. Terá como pano de fundo a vida na sociedade atual. A pluralidade, as formas de viver pessoais e em tribos. A mesa discutirá o tema, sob os seguintes aspectos: Família hoje (modelos e formas de relacionamentos - vantagens e desvantagens); O que acontece nas escolas hoje em dia? (saúde e sexualidade) e a Experiência organizacional sobre o tema.

Priorizando os fatores de proteção contra as DCNT

Saúde mental: cuidado permanente

Saúde: não existe almoço grátis

PNQV 2019 – A decisão estratégica de reposicionamento do programa de Qualidade de Vida da empresa

Programação de Cursos do 18ª Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Agenda inclui o tema ‘Estratégias educacionais para apoio emocional às vítimas de desastres ambientais’. O curso ‘Programa de assistência ao Empregado’ será ministrado pela presidente da EAPA dos Estados Unidos, Libby Timmons.

Epidemias: o que fazer?

Preservação da Vida no Trânsito

Drogas: Qual é o melhor Caminho?

Novas Tecnologias Facilitadoras do Controle das DCNT e Estilos de Vida

ODS 2030 - A Dimensão Ambiental

Vídeo 4

ODS 2030 - A Dimensão Social

Vídeo 5

A Importância da Informação. O Futuro Agora!

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

A Importância do Cuidado com a Maternidade e a Criança

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

ODS 2030 - As Dimensões Institucional e Econômica

Vídeo 3

Qual o Papel do Setor Produtivo na Implantação da Agenda 2030?

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

ODS 2030 - Como os temas se agrupam subdivididos e a preservação da integralidade

Vídeo 2

ODS 2030 - O que são ODS e sua relação com saúde e qualidade de vida

Vídeo 1

Tema central ODS 2030

Agenda 2030 - ONU: "Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.