Preservação da Vida no Trânsito

Rosangela Andrade - 06/05/2019

Melhorar as condições de trabalho é um desafio, principalmente a de trabalhadores que atuam em deslocamento contínuo, como em empresas de transporte de cargas e produtos químicos, vendedores, motoboys, além de motoristas de taxi/aplicativos e transportes coletivos. 

As pessoas em geral tem a necessidade de se descolar, tanto para ir diariamente para seu local de trabalho como para realizar suas atividades pessoais e rotineiras como ir ao médico, à faculdade, à academia, buscar os filhos na escola, viajar, passear entre tantos outros motivos. 

O ponto em destaque é que cada vez mais precisamos estar atentos no que diz respeito à preservação da vida no trânsito. As estatísticas mostram que um grande número de pessoas perde a vida em acidentes. No mundo todo, ocorrem mais de 1,35 milhão de mortes anuais no trânsito. Mais da metade de todas essas mortes ocorre entre usuários vulneráveis das vias como os pedestres, os ciclistas e motociclistas, sem mencionar milhões de pessoas que sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade. Talvez muitos dos que morreram ou foram acidentados no ano passado pensassem que isso nunca aconteceria com eles. O que se pode fazer para minimizar os riscos? A chave é a prevenção.

Diante desta realidade a Agenda 2030para o Desenvolvimento Sustentável da ONU também fixou uma meta ambiciosa relacionada à segurança no trânsito. Trata-se do “ODS11 Cidades e ComunidadesSustentáveis”.  A meta do subobjetivo 11.2 desta ODS é proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.

Uma questão importante a ser discutida é a constante presença de motoristas dirigindo sob o efeito de álcool. Muitos avanços significativos já foram obtidos pela Lei Seca, porém ainda há muito o que se fazer. O “ODS 3  - Saúde e Bem-estar”, propõe, no subojetivo 3.5, ações de enfrentamento a prevenção e  tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool. Outro posicionamento de destaque do ODS3 consiste em reduzir pela metade, até 2020, o número de mortos e feridos por acidentes de trânsito em todo o mundo (subobjetivo 3.6).


Durante a 18º Edição do Congresso Brasileiro deQualidade de Vida, o assunto da preservação da vida no trânsito será abordado por especialistas com temas propostos sobre: “Os desafios de cuidar das pessoas eu estão permanentemente em descolamento”, “Testagem obrigatória de drogas, como fazer?” e “Segurança no trabalho e comunidade como ação estratégica”.

Priorizando os fatores de proteção contra as DCNT

Saúde mental: cuidado permanente

Saúde: não existe almoço grátis

PNQV 2019 – A decisão estratégica de reposicionamento do programa de Qualidade de Vida da empresa

Programação de Cursos do 18ª Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Agenda inclui o tema ‘Estratégias educacionais para apoio emocional às vítimas de desastres ambientais’. O curso ‘Programa de assistência ao Empregado’ será ministrado pela presidente da EAPA dos Estados Unidos, Libby Timmons.

Epidemias: o que fazer?

Sexualidade e Estruturas Familiares nos Tempos Atuais

Drogas: Qual é o melhor Caminho?

Novas Tecnologias Facilitadoras do Controle das DCNT e Estilos de Vida

ODS 2030 - A Dimensão Ambiental

Vídeo 4

ODS 2030 - A Dimensão Social

Vídeo 5

A Importância da Informação. O Futuro Agora!

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

A Importância do Cuidado com a Maternidade e a Criança

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

ODS 2030 - As Dimensões Institucional e Econômica

Vídeo 3

Qual o Papel do Setor Produtivo na Implantação da Agenda 2030?

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

ODS 2030 - Como os temas se agrupam subdivididos e a preservação da integralidade

Vídeo 2

ODS 2030 - O que são ODS e sua relação com saúde e qualidade de vida

Vídeo 1

Tema central ODS 2030

Agenda 2030 - ONU: "Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.