Drogas: Qual é o melhor Caminho?

Rosangela Andrade - 03/05/2019

Muitos fatores contribuem para o aumento no uso de drogas. Entre esses estão desilusão, depressão e falta de objetivo na vida. Outras razões são problemas econômicos, desemprego e até mesmo o mau exemplo dos pais. 

O abuso de substâncias químicas no mundo inteiro, em todas as suas formas, é um reflexo da situação atual. Alguns que têm dificuldades nos relacionamentos humanos usam drogas para ajudá-los a enfrentar eventos sociais. Acham que as drogas aumentam sua confiança, fazendo com que se sintam espertos e apreciados. Outros acham mais fácil usar drogas do que assumir as responsabilidades da vida.

Muito se discute tanto sob o aspecto da saúde quanto ao criminal. Devido aos imensos lucros gerados pelo tráfico, é difícil para os governos coibir a produção e a venda de drogas. Só nos Estados Unidos, o mercado ilegal de drogas chega a muitos bilhões de dólares por ano. No entanto, um boletim do Departamento de Educação, dos EUA, declara que “O vício de drogas é uma doença tratável”.

Um estudo realizado por especialistas brasileiros observou que tem aumentado o uso de substâncias psicoativas por trabalhadores dentro do ambiente de trabalho. Diante deste fato, muitas organizações tem se preocupado em tratar do assunto tanto de maneira preventiva como para auxiliar os colaboradores que passam por dificuldades pessoais e na família. 

Tratar da questão do uso de drogas por trabalhadores exige das empresas brasileiras maior disposição em buscar alternativas para diminuir a problemática, que afeta diretamente a saúde mental das pessoas. As políticas corporativas relacionadas à prevenção, ao uso, abuso e tratamento da dependência química é o caminho correto para enfrentamento do problema.  

O abuso do álcool também é um problema com muitas facetas, que incluem o uso perigoso, o uso prejudicial e a dependência. O uso perigoso, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é “o consumo regular de álcool que traz consigo o risco de consequências prejudiciais”, físicas, mentais ou sociais.

Dentro de tantas necessidades atuais, discussões relevantes ainda não têm propiciado, às pessoas, o esclarecimento devido. Por este motivo, a conferência de abertura do segundo dia da 18º Edição do CongressoBrasileiro de Qualidade de Vida, abordará a questão da prevenção de drogas no ambiente corporativo de forma mais ampla, de modo a entender as diversas necessidades atuais, os desafios e mostrar ao público o que já está sendo feito sobre este tema. Libby Timmons, presidente da Employee Assistance Professional Association (EAPA), dos Estados Unidos, falará aos participantes do evento. Com expertise e larga experiência na condução prática do enfrentamento do uso de drogas em organizações corporativas, Libby irá compartilhar sua experiência com o objetivo de auxiliar as organizações brasileiras no desenvolvimento e sustentabilidade de seus programas de qualidade de vida.


Priorizando os fatores de proteção contra as DCNT

Saúde mental: cuidado permanente

Saúde: não existe almoço grátis

PNQV 2019 – A decisão estratégica de reposicionamento do programa de Qualidade de Vida da empresa

Programação de Cursos do 18ª Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Agenda inclui o tema ‘Estratégias educacionais para apoio emocional às vítimas de desastres ambientais’. O curso ‘Programa de assistência ao Empregado’ será ministrado pela presidente da EAPA dos Estados Unidos, Libby Timmons.

Epidemias: o que fazer?

Sexualidade e Estruturas Familiares nos Tempos Atuais

Preservação da Vida no Trânsito

Novas Tecnologias Facilitadoras do Controle das DCNT e Estilos de Vida

ODS 2030 - A Dimensão Ambiental

Vídeo 4

ODS 2030 - A Dimensão Social

Vídeo 5

A Importância da Informação. O Futuro Agora!

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

A Importância do Cuidado com a Maternidade e a Criança

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

ODS 2030 - As Dimensões Institucional e Econômica

Vídeo 3

Qual o Papel do Setor Produtivo na Implantação da Agenda 2030?

Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

ODS 2030 - Como os temas se agrupam subdivididos e a preservação da integralidade

Vídeo 2

ODS 2030 - O que são ODS e sua relação com saúde e qualidade de vida

Vídeo 1

Tema central ODS 2030

Agenda 2030 - ONU: "Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.