Debate sobre Suicídio será realizado no Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

O psiquiatra Daniel Barros e a jornalista Inês de Castro conduzirão o tema no formato de talk show.
De acordo com a OMS a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo.
No Brasil 11 mil pessoas em média tiram a própria vida por ano.


São Paulo (SP) – Um dos fatos mais tristes e alarmantes, que tem sido comentado nos últimos tempos é sobre casos de pessoas que tiram a própria vida. Especialistas afirmam que, na maioria dos casos, as pessoas que tentam o suicídio não querem pôr um fim à sua vida; na verdade, elas querem pôr um fim ao seu sofrimento. Elas acham que têm uma razão para morrer, mas o que precisam é de uma razão para viver. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo e no Brasil 11 mil pessoas, em média, tiram a própria vida por ano.

Com o objetivo de auxiliar os gestores e líderes de empresas a lidar com a questão no ambiente de trabalho, particularmente no que se refere à prevenção, a ABQV inseriu o tema na programação da 17º edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que acontecerá de 20 a 22 de maio, em São Paulo, no Instituto Sírio Libanês. Para abordar a questão, foram convidados o psiquiatra Daniel Barros, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), especializado em psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital da Clínicas da FMUSP; e a jornalista, radialista e escritora brasileira, Inês de Castro, apresentadores do programa “Humanamente” da BandNews FM. Com a temática “Suicídio – Reflexões e Impactos sobre a Qualidade de Vida”, a sessão está agendada acontecer dia 22 de maio, às 14h00, no formato de talk show, onde falarão abertamente com os participantes do Congresso sobre os principais desafios e formas de prevenção.

“Sabemos que o tema é um problema mundial. O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O Brasil está entre os países que assinou o Plano de Ação em Saúde Mental 2015-2020, lançado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com objetivo de acompanhar o número anual de mortes e o desenvolvimento de programas de prevenção. Diante deste cenário, a lida com o suicídio exige de todos que atuam diretamente com a saúde corporativa, um olhar atento aos fatores de risco e aspectos relacionados à morte e ao desespero humano. O objetivo deste debate é oferecer possibilidades de instrumentalização às organizações e seus profissionais para uma situação de crise, fornecendo tanto reflexões como formas de prevenção”, declara Eduardo Bahia Santiago, médico, diretor científico da ABQV e coordenador técnico do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida.

Os suicídios podem ser evitados , segundo a OPAS/OMS, com uma série de normas que podem ser tomadas junto à população, subpopulação e em níveis individuais, entre elas estão o cuidado de pessoas com transtornos mentais, dores crônicas e estresse emocional agudo. “É fundamental que os profissionais médicos saibam como avaliar adequadamente o potencial suicida, como reconhecer os indivíduos suscetíveis antecipadamente e quando liberar o paciente após uma tentativa frustrada de autoeliminação. Todo este cuidado envolve também a atenção das organizações na saúde corporativa”, esclarece Eduardo.

As inscrições para a 17º edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do http://congresso.abqv.org.br/. Informações pelo e-mail congresso@abqv.org.br ou através do telefone (11) 5081-7028.



Serviço:


17º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida
Data: 20 a 22/05/2018
Local: Instituo Sírio Libanês
Endereço: Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista - São Paulo – SP - CEP 01308-060.
Horário: das 9h às 17h
Inscrições, Programaçõ e Informações: http://congresso.abqv.org.br/
Tel.: (11) 5081-7028, (11) 5081-4246 ou (11) 3266-6497
E-mail: congresso@abqv.org.br


Tema: “Suicídio – Reflexões e impactos sobre a qualidade de vida”
Palestrantes: Daniel Barros e Inês de Castro
Data: 22/05/2018
Horário: 14h


Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. www.abqv.org.br
Mais informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa ABQV
Contato: Rosangela Andrade
E-mail: imprensa@assessoriandrade.com; assessoria.andrade@ymail.com
Cel.: (11) 9.9914-6556