Tudo que precisa saber sobre o eSocial para Empresas


O que é a nova eSocial para as organizações corporativas? Quais as vantagens e as obrigações fiscais e trabalhistas do projeto? Aqui estão algumas questões importantes que surgem neste momento de mudanças e impactam diretamente no dia a dia dos gestores.

O modelo foi implantado pela Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério do Trabalho e Receita Federal, com o objetivo de unificar as informações fiscais e trabalhistas eletronicamente. O funcionamento do projeto foi iniciado em janeiro deste ano, para organizações corporativas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016. O novo sistema pretende beneficiar as duas frentes: para o governo a redução da sonegação de impostos e para as empresas, a diminuição de custos.

Por se tratar de um sistema de armazenamento digital, principal vantagem deste modelo, o eSocial é uma plataforma online onde serão registradas todas as informações dos funcionários registrados da organização. Desta maneira, o gestor irá transmitir aos órgãos do governo as informações (fiscais, trabalhistas e previdenciárias) dos trabalhadores registrados em CLT.

Estão entre as principais obrigações notificadas pelo eSocial estão: monitoramento da saúde do trabalhador, condições ambientais do trabalho, alteração de jornada de trabalho, atestado de saúde ocupacional, cadastro de benefícios previdenciários, reintegração, recolhimento do imposto de renda pessoa física, Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outras.

O que está por trás de tudo isto? A informação de qualidade em conformidade com a legislação. A gestão da saúde nas organizações é fundamental para a melhora da qualidade de vida das pessoas e para os resultados do negócio. A gestão técnica do saúde (PCMSO) e da segurança (PPRA), realizada de modo integrado é estratégica, ao lado da gestão do absenteísmo e do uso da saúde suplementar são pilares do eSocial.

Durante a programação da 17º Edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida os profissionais do setor poderão conhecer mais sobre os pilares técnicos para o novo eSocial entre outros temas relevantes sobre a gestão da saúde nas empresas.

A ABQV acompanha de perto todas as tendências mundiais dos programas de qualidade de vida. Soluções inovadoras e sustentáveis, que podem ser aplicadas dentro da qualidade de vida no trabalho, para gerar resultados mais eficazes nas ações de bem-estar serão apresentadas ao público durante os três dias de Congresso, que acontece de 20 a 22 de maio, no Instituto Sírio Libanês, em São Paulo.

Para saber mais sobre o Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, acesse o site e confira todos os detalhes sobre a programação de palestras e cursos.