Os Desafios da Inclusão nas Empresas: O Guia Definitivo


A temática sobre a inclusão social das pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho acompanha um movimento crescente de discussão no Brasil. Amparada pela constituição de 1988, que assegura direito de igualdade a essas pessoas, a inclusão social ganha cada vez mais espaço, com o objetivo de desconstruir a imagem do indivíduo deficiente como incapaz, improdutivo, lento, desprovido de qualidades e oneroso, e criar o conceito de um indivíduo capaz, produtivo e dotado de qualificação profissional.

Trata-se de um trabalho árduo e lento, que deve ser compreendido como um compromisso social de diversas áreas. Tem o propósito de promover condições mais igualitárias para o desenvolvimento humano e favorece o estabelecimento de interações sociais entre pessoas com e sem deficiência.

As organizações conhecem a Lei de Cotas, porém muitas estão despreparadas para realizar isso na prática. Para que o processo de inclusão seja parte da organização, existe a necessidade de uma conscientização e participação ativa de todos. Neste contexto, cabe entender que a pessoa com deficiência é um indivíduo capaz de se desenvolver como ser humano e se tornar o sujeito responsável por sua história, uma vez que lhes sejam dadas as condições necessárias.

De igual relevância são os aspectos relacionados à percepção do outro sujeito, à forma como a sociedade identifica e se organiza em tribos e grupos de interesse, até mesmo os impactos de uma vida conectada 24h por dia, tudo configurando o desafio da inclusão e da convivência com o diverso.

Estas questões são um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma grande oportunidade. Possuir uma política de gestão voltada para as pessoas com o objetivo de cultivar a diversidade, sem dúvida, é uma estratégia para ampliar a visão global e integrada da sociedade que a própria organização está inserida. Desta maneira, o tema “Desafios da Inclusão Social” será discutido com maior profundidade e detalhamento junto à comunidade científica, organizações e profissionais que atuam nesta área, durante 17º Edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que acontece de 20 a 22 de maio, no Instituto Sírio Libanês, em São Paulo (SP).

Neste grande evento do setor, congressistas e participantes se reunirão para debater assuntos relacionados à inclusão social e outros temas de interesse de gestores e líderes.

A ABQV acompanha de perto todas as tendências mundiais dos programas de qualidade de vida. Soluções inovadoras e sustentáveis que podem ser aplicadas dentro da qualidade de vida no trabalho, para gerar resultados mais eficazes nas ações de bem-estar, serão apresentadas ao público neste importante evento do setor.

Para saber mais sobre o Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, acesse o site e confira todos os detalhes sobre a programação de palestras e cursos.