Suicídio nas empresas - Como Criar Programas de Sucesso para Combatê-lo


O que levas as pessoas a tirarem a própria vida dentro da empresa? Para alguns a questão é assustadora, porém, trata-se de um tema muito atual, complexo e polêmico.

Quando um fato como este ocorre ao nosso redor, muitos gestores, líderes e colegas de trabalho se questionam por não terem percebido algum sinal para evitar a tragédia, também não entendem o motivo que levou a pessoa a chegar a tal situação.

Nos últimos anos, os casos de suicídio no ambiente de trabalho ganharam evidência. Embora seja um assunto delicado e um tanto desconfortável, passou a se tornar prioritário para os gestores. As empresas reconhecem que providências precisam ser tomadas para que estes fatos não venham comprometer a imagem da organização, porém, muitas não tratam seriamente o assunto, ou ainda não sabem como abordá-lo entre seus colaboradores. Então, como prevenir? O que teria acontecido para levar ao aumento dos casos de suicídio no ambiente de trabalho?

Para a maioria das pessoas, o trabalho é o significado do puro sentimento de independência e autonomia, pois faz com que o individuo utilize sua força criativa, também proporciona a expansão de novos laços sociais. Envolve a vida psíquica em diversos aspectos e, mudanças no seu contexto, merecem todo o cuidado e atenção.

O suicídio é algo que vem afligindo a sociedade há muito tempo. Na complexidade do mundo de hoje, pode-se perceber um aumento do número de casos que envolvem o suicídio. Ainda, sabe-se que os jovens vêm apresentando um índice considerável de tentativas.

A programação da 17º Edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que acontece de 20 a 22 de maio, no Instituto Sírio Libanês, em São Paulo (SP), vai contemplar a abordagem do suicídio e as formas de lidar com este problema tão grave, considerando:

  • Os casos estão ocorrendo nos ambientes organizacionais.
  • Os casos estão ocorrendo em nossa juventude.

A ABQV acompanha de perto todas as tendências mundiais dos programas de qualidade de vida. Soluções inovadoras e sustentáveis que podem ser aplicadas dentro da qualidade de vida no trabalho, para gerar resultados mais eficazes nas ações de bem-estar, serão apresentadas ao público durante os três dias de Congresso.

Para saber mais sobre o Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, acesse o site e confira todos os detalhes sobre a programação de palestras e cursos.