Assédio: Atuando para Prevenir e Agir


O assédio tem criado um ambiente de trabalho hostil para milhões de pessoas. As relações de trabalho nos dias de hoje estão ligadas a uma constante insegurança, gerando desvalorização do trabalho humano. Diante desta insegurança e até mesmo da busca desenfreada pelo sucesso e lucro no trabalho, a competição entre os trabalhadores se torna agressiva e acaba criando consequências graves para a saúde física e mental dos empregados, gerando diversas doenças e causando perturbações e medo do convívio social.

Por meio de atos, gestos, palavras e comportamentos que afetam a auto-estima, o assédio proporciona um sentimento de exclusão do ambiente de trabalho. Fica evidente que o assédio é um atentado à dignidade do trabalhador, princípio fundamental de natureza constitucional e universal, pois atinge os direitos da personalidade do colaborador.

Segundo especialistas, quando uma vítima de assédio não faz nada, o problema geralmente continua e até piora. Estudos deixam claro o grande dano causado à saúde física e psíquica da vítima, por meios de ataques à sua honra, a imagem e a dignidade da pessoa humana.

Veja algumas sugestões práticas baseada na opinião de especialistas para prevenir o assédio:

  • Seja firme e direto. Se você sofrer assédio, diga claramente à pessoa que você não aceita esse tipo de comportamento;
  • Peça ajuda. Se o assédio continuar, conte para alguém de confiança, como um amigo, familiar ou colega de trabalho, ou então para alguém com experiência em ajudar vítimas de assédio.

Os efeitos do assédio moral na relação de trabalho são variáveis, gerando grandes consequências para a vítima do assédio tanto para o empregador como para o empregado. Durante a 17º Edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, será analisada a responsabilidade do assédio moral no âmbito trabalhista.

A ABQV acompanha de perto todas as tendências mundiais dos programas de qualidade de vida. Soluções inovadoras e sustentáveis que podem ser aplicadas dentro da qualidade de vida no trabalho, para gerar resultados mais eficazes nas ações de bem-estar, serão apresentadas ao público durante os três dias de Congresso, que acontece de 20 a 22 de maio, no Instituto Sírio Libanês, em São Paulo (SP).

Para saber mais sobre o Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, acesse o site e confira todos os detalhes sobre a programação de palestras e cursos.