Vida Pessoal x Vida Profissional: Como a Educação dos Filhos Impacta o Desempenho dos pais no trabalho?


Sabemos atualmente que muitos pais e mães passam muitas horas longe dos filhos e a educação dos mesmos se torna um desafio. Como a vida hoje é diferente! Em alguns países, as crianças entram na pré-escola bem cedo, às vezes com apenas 2 anos de idade. Muitos pais e mães trabalham fora. No pouco tempo que pais e filhos ficam juntos, a comunicação entre eles compete com computadores, televisão e outros aparelhos eletrônicos e, muitas vezes, perde. Em muitos casos, pais e filhos levam vidas separadas; são praticamente estranhos. Muitas famílias acham difícil ter tempo para uma comunicação significativa.

O cansaço pode aumentar a tensão. Pais de primeira viagem logo descobrem que ‘disciplinar filhos’ é uma tarefa cansativa e que toma todo o tempo. Sem dúvida, educar filhos dá muito trabalho. Às vezes, pode parecer que isso esgota todas as suas energias e acaba por afetar seu desempenho no ambiente de trabalho.

Podemos entender que o trabalho é apenas um meio e não um fim, então algumas sugestões são válidas para quem precisa conciliar estes dois papéis, de trabalhar e educar os filhos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Tente se lembrar de como você se sentia e do que parecia ser importante para você quando tinha a idade deles.
  • Invista no tempo de qualidade com os filhos, pois se o relacionamento estiver fortalecido, você se estressará menos pois não terá que lidar com as birras, malcriações e brigas.

Como os novos pais podem se ajustar à agitação e ao stress do dia a dia de trabalho para orientar os filhos? O que os pais podem fazer para manter sua relação achegada com os filhos? Como podem resolver desacordos sobre a criação de filhos? Vamos analisar cada um desses desafios e ver como o conhecimento e a psicologia podem ajudar os pais a lidar com eles.

Durante a 17º Edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, que acontece de 20 a 22 de maio, no Instituto Sírio Libanês, em São Paulo (SP), serão apresentados temas avançados para auxiliar os profissionais do setor no processo de sustentabilidade de seus programas corporativos. Informações importantes que podem auxiliar os colaborados e seus familiares serão apresentadas na temática “Como educar os filhos no mundo atual?”.

A ABQV acompanha de perto todas as tendências mundiais dos programas de qualidade de vida. Soluções inovadoras e sustentáveis que podem ser aplicadas dentro da qualidade de vida no trabalho, para gerar resultados mais eficazes nas ações de bem-estar, serão apresentadas ao público durante os três dias de Congresso.

Para saber mais sobre o Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, acesse o site e confira todos os detalhes sobre a programação de palestras e cursos.